Talvez a gente devesse mudar o nome do site para Jornalistas que (não) Comem, mas um estudo americano comprovou o que muitos de nós já sentimos na prática: quem quer emagrecer tem que mudar a alimentação.
CONHEÇA 5 MITOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Só o exercício físico não é capaz de promover a perda de peso no longo prazo, afirmam pesquisadores da Universidade de Nova York (EUA) que lideraram o estudo, publicado no periódico científico Current Biology.
Isso porque o corpo humano tende a se adaptar para manter o gasto calórico relativamente estável. Faz sentido, evolutivamente falando. É por isso que os treinadores insistem para você mudar o treino de vez em quando e oferecer novos estímulos ao organismo.
AS 10 MELHORES DICAS QUE APRENDI NA NUTRICIONISTA
Além disso, o estudo aponta que existe um limite de calorias que o corpo é capaz de queimar por meio do exercício. De novo, faz sentido se a gente pensar nos duros tempos das cavernas. Segundo os pesquisadores, isso explica por que tantas pessoas deixam de ver resultados na balança depois de começar um programa de exercícios físicos.
A nutricionista Livia Hasegawa, colunista de honra do JQC, concorda: “Vejo muito isso na prática. Quem não associa exercícios com dieta passa a não ver mais respostas depois de um certo ponto”, afirma. “No começo você sente a diferença e os resultados aparecem, mas a perda de peso não evolui se não for acompanhada de uma mudança na alimentação”.
LIVIA HASEGAWA ENSINA TUDO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Herman Pontzer, um dos cientistas que liderou o estudo, decidiu investigar a questão mais a fundo depois de passar um período com o povo Hazda, do norte da Tanzânia. Apesar de terem um estilo de vida muito ativo, caçando e andando grandes distâncias todos os dias, eles têm um gasto calórico semelhante ao de populações europeias urbanas.
O treinador Marcos Soares, personal trainer responsável pela Trainer Assessoria Esportiva, concorda que só a atividade física não promove grandes impactos na balança, mas ressalta que a corrida traz diversos outros benefícios além da perda de peso: “o exercício tem muitos impactos positivos, como melhora da disposição, aumento da força muscular e da flexibilidade, diminuição da tensão e da dor. Para além da estética, o exercício é fundamental para a saúde”.
The post Exercício não é suficiente para perder peso appeared first on Jornalistas que correm.